Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Arbitragem de Futsal




Total de visitas: 100354
O Futsal através dos tempos

Em 1957, em Minas Gerais, houve uma tentativa de fundar-se a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a ata foi encaminhada ao Conselho Nacional de Desportos, mas o CND não acatou tal ata.
Em 15 de junho de 1979, no auditório do 2º andar da CBD, às 15 horas, foi realizada a Assembléia Geral que fundou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, tendo sido eleito, para o período 1980/1983, como presidente, Dr. Aécio de Borba Vasconcelos, dirigente maior da CBFS que hoje congrega 27 Federações estaduais, mais de 4.000 clubes e 310.000 atletas inscritos.
Em 1969, em Assunção,no Paraguai, foi fundada a Confederação Sul Americana de Futebol de Salão – CSAFS.
Em São Paulo numa iniciativa da CBD e da CSAFS, com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Salão - FIFUSA, o seu primeiro presidente do conselho executivo foi João Havelange.
Os melhores anos desta importante entidade foram a partir de 1980, sob a presidência de Januário D'Alécio que iniciou sua gestão realizando o I Pan Americano de Futebol de Salão no México, com a participação de Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos, ganho pelo Brasil.
Em 1982 foi realizado o I Campeonato Mundial de Futebol de Salão, com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão. Vencemos a final do Paraguai por 1x0.
Em 1985 realizou-se na Espanha o II Mundial de Futebol de Salão patrocinado pela FIFUSA com novamente vitória do Brasil, e, em 1988 foi realizado, na Austrália, o III Mundial, com a vitória do Paraguai. Em setembro de 1988, Álvaro Melo Filho, na qualidade de Presidente da CBFS, face as dificuldades da FIFUSA e projetando um futuro melhor para o Futebol de Salão, aceitou convite para encontro no Rio de Janeiro, arquitetado pelo dirigente do Bradesco Ararino Sallum, iniciando negociações com o então Presidente da FIFA João Havelange e seu Secretário Geral Joseph Blatter que veio ao Brasil especialmente para tratar de Futsal, visando a que a FIFA encampasse a FIFUSA e passasse a comandar, internacionalmente, o Futsal. Em janeiro de 1989, Álvaro Melo Filho autorizou a equipe do Bradesco a representar o BRASIL, na Holanda, no 1º Mundial de Futsal da FIFA, em 1989, obtendo o título de campeão mundial.
Em maio de 1990 o Brasil oficial e legalmente desligou-se da FIFUSA em carta do presidente da CBFS, com o aval das 26 Federações filiadas a CBFS, e, desde então, passou a adotar as novas regras de jogo emanadas da FIFA, tendo sempre como objetivos principais espraiar e desenvolver o Futsal (desporto de criação nacional) no mundo e levar a modalidade a integrar o programa dos Jogos Olímpicos, sonho de todos os salonistas.